In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Começou em Estância o curso de Políticas de enfrentamento à violência contra a mulher

Share

Começou nesta terça-feira, 23, o I Curso de Capacitação dos profissionais dos serviços especializados e da rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher do território Sul sergipano que está sendo realizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as mulheres em parceria com a secretaria de Estado.


O curso terá três dias de duração e ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de julho das 08:00 as 17:30 horas no Auditório da Universidade Tiradentes - UNIT, em Estância.

Ainda cedo as mulheres participaram de um delicioso café da manhâ e em seguida todos ouviram o bom som instrumental tocado pelo sax de Cláudia Lima.

O curso tem como objetivo "maior" a capacitação dos profissionais dos serviços especializados e da rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher do território Sul Sergipano.

Preocupado com o bem estar feminino o Prefeito Carlos Magno através da Coordenadoria Municipal de Policitas para as mulheres, os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social tem tido grandes avanços nos serviços sociais e de proteção. A cada passo as mulheres estancianas estão conquistando seus objetivos e fazendo valer os seus direitos.

A Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM), criada por Lei Municipal N° 1377 de 22 de junho de 2009, com implementação de ações informativas, execução de atividades de políticas públicas para mulheres e enfrentamento a violência.

A secretaria especial de políticas para as mulheres de Sergipe foi criada em abril de 2011

A abertura do evento teve início com a palavra da Coordenadora Municipal Joseane Dias Soares Viana, que desejou boas vindas e disse a frase "sim, nós podemos", um novo momento se inicia em Sergipe, está primeira capacitação que recebemos do governo federal, do Governo de Sergipe e de sermos o polo, o centro regional de atendimento a mulher na Região Sul do Estado.

Segundo a coordenadora, este é um momento muito bom para o Município, e que a partir deste momento estaremos trabalhando com todos os municípios da região Sul de Sergipe nesta parceria.

Domingos Machado (PT), destacou que a Câmara de Vereadores não tem a participação da mulher como legislativa daquela casa.

O Prefeito Carlos Magno Costa Garcia desejou boas vindas a todos os presentes e disse muito feliz e surpreso pela quantidade de mulheres que está prestigiando e participando deste grande evento. Carlos Magno aproveitou o momento para destacar que como médico tem vivenciado inúmeras mulheres que sofreram agressões de seus companheiros e comentou sobre a importância da mulher na sociedade.

O Prefeito disse não tolerar as agressões contra a mulher e disse que as punições para os agressores devem ser mais rígidas.

Aqui vamos construir uma história, e está nascendo aqui neste encontro, o modo de como vamos trabalhar para combater mais essas agressões, que infelizmente não temos boas recordações.

O Prefeito também se lembrou da Presidente da República, Dilma Rousseff que vem fazendo um grande trabalho no País, uma mulher que está incomodando muita gente no Brasil.

Na administração do desenvolvimento, sete mulheres ocupam o cargo de secretárias e estas não tem me dado trabalho algum. Reconheço que o papel que a mulher vem exercendo em suas atividades está colaborando para um Município melhor para todos. Completou Magno.

O professor, poeta, coreógrafo e bailarino "Wilton Santos", personagem marcante no curso arrancou aplausos da plateia e comentou sobre a lei Maria da Penha, sendo o personagem principal do evento.

Ao som da Cantora" Ivete Sangalo" foi possível acompanhar o clamor do ator e que contou uma breve história sobre a sua mãe que foi vítima da violência doméstica. O ator apenas passou a mensagem sobre a história que aterrorizou o país entre 1998 e 2008. Segundo os dados de pesquisa Mapa de violência do instituto Sangari/2011. Somente entre 1998 e 2008, período de dez anos - cerca de 40.000 mulheres  foram mortas dentro de casa.

A atriz, Lidiane Nobre, apresentou o espetáculo "Olhos de Fogo" e reforçou através de uma belíssima peça teatral a história de uma mãe que acabou quase louca com tantos problemas domésticos.

Ao final da apresentação a atriz comentou sobre o evento e pediu a todos que reforcem a campanha em prol da violência contra a mulher. O texto é de Antonio Carlos Viana e direção de Luiz Carlos Dussantus.

O Cordelista Antonio Batista Neto em suas palavras destacou a frase "Quem bate na mulher machuca a família inteira".

A Secretária Especial de Políticas para as mulheres, "Maria Teles dos Santos", Informou que o Estado está vivendo um momento de muita alegria de ver essa quantidade de mulheres participando desses encontros. "Temos que pensar em desenvolvimento sustentável, econômico, na participação da mulher neste contexto".

A secretária inclusive deu boas notícias para a Cidade de Estância e prefeitos da região Sul de Sergipe presentes, que será a inauguração do CREAM - Centro de Atendimento Regional a Mulher e disse que terá disponível um veículo para dar assistência a mulher na Região Sul de Sergipe qual ocorrerá no dia 25 as 14:00 horas em frente do Hospital Regional Amparo de Maria, Rua Dr. Francisco Camerino, Centro.

No período diurno estão abordados vários temas sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres.

Palestra "Educação para igualdade e cidadania".

Compareceram para prestigiar o evento: O Prefeito de Estância - Carlos Magno Costa Garcia, Prefeito de Indiaroba - José Leal da Costa Bittencourt, Vice-prefeito de Pedrinhas - José Amilton Carvalho de Souza, Vereador de Estância - José Domingos Machado Soares (PT), Prefeito de Umbaúba - José Silveira Guimarães, Secretária Municipal de Educação de Estância - Maria José dos Santos, Secretária Especial de Políticas para as mulheres - Maria Teles dos Santos, Secretária Municipal de Assistência Social e 1ª Dama de Estância - Daisy de Oliveira Garcia, Secretário de Comunicação Social - Magno de Jesus, Secretária Municipal de Saúde - Drª Marta Angélica Lima Oliveira, Secretária Chefe de Gabinete e Coordenadora Municipal de Políticas para as mulheres - Joseane Dias Soares Viana, Cordelista - Antonio Batista Neto, Professora de Teatro e atriz - Lidiane Nobre, Professor, poeta e coreógrafo bailarino - Wilton Santos, Saxofonista - Cláudia Lima, Associação das Catadoras de Mangaba - Alícia Moraes Santana Salvador, Diretor da Guarda Municipal - Gilmário Santos da Cruz, Sr. Adilson de Jesus Silveira - Representante do Prefeito de Itabaianinha - Robson Cardoso Hora, Agente de Desenvolvimento Local e representante do Prefeito de Cristinápolis - Raimundo da Silva leal, Assessor do Prefeito de Tomar do Geru - Augusto Soares Diniz, Coordenadora Municipal de Política para as mulheres de Boquim - Maria Leoziria Oliveira Passos, Coordenadora Municipal de Políticas para as mulheres de Cristinapólis - Luziete dos Santos Araújo, Coordenadora Municipal de políticas para as mulheres de Umbaúba - Adriana Fontes Andrade Silveira, Secretária Municipal da Cultura, Esporte e Lazer de Arauá - Silvana França Ramos Santana, Chefe de Gabinete de Arauá e representante da prefeita Ana Helena Andrade Costa - Clarice Mesquita de Menezes, 1ª Dama e Secretária Municipal de Assistência Social de Santa Luzia - Maria da Conceição Pereira dos Reis, Diretor de Comunicação de Estância - Washington Reis, Secretária Municipal de Assistência Social de Boquim e. Representando o prefeito Jean Carlos do Nascimento Ferreira - Joseilde Barreto, Coordenadora de Enfrentamento contra a mulher da Secretaria de políticas para as Mulheres - Ana Júlia Souto, Delegada da Mulher de Estância - Gisely Teodoro Martins, Secretária Adjunta de Políticas para as mulheres - Maria da Pureza Sobrinha, Presidente da Câmara de Vereadores de Umbaúba - Carlos Alexandre Santos Costa, Vereador de Estância - Artur Oliveira Nascimento, Prefeito de Pedrinhas - José Antonio Silva Alves, Chefe de Cerimonial - Aline Oliveira Barreto Batista, Mestre de Cerimônia - Araújo Maia.

Nesta quarta-feira o curso terá a seguinte programação:

08:00 às 10:00h - Palestra "Direitos Sexuais e reprodutivos e violência contra a mulher".

Palestra - Saúde da mulher na rede de atendimento

10:20 - Coofee Break

10:20 às 11:30h - Grupos de trabalho por área específica dos serviços da Rede;

11:30 às 12:30h - Apresentação dos Grupos

13:30 às 15:00h - Painel - Os serviços na Rede de Atendimento à mulher, vitíma de violência em Sergipe.

15:30 às 16:30h - Grupos de Trabalho por área específica dos serviços da rede.

15:30 às 17:30h - Apresentação dos grupos

17:30h - Cooffe Brack

No último dia do curso a programação segue com as seguintes atividades,

Palestra "Direitos da Mulher".

08:00 às 10:00h - Palestra - O que o Mudou com a lei Maria da Penha

10:00h - Cooffe Brack

10:00 ás 11:00h - Grupos de Trabalho por área específica dos serviços da rede.

11:00 às 12:00h - Apresentação dos grupos

13:30 ás 15:00h - Painel - A Rede de Atendimento à mulher vítima de violência em Sergipe.

15:30 às 16:30h - Grupos de trabalho por área específica dos serviços da Rede.

15:30 ás 17:30h - Apresentação dos grupos e das agendas de compromissos

17:30h - Cooffe Break

SECOM: Prefeitura de Estância

COORDENADORIA DE POLITÍCAS PARA AS MULHERES REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O curso terá três dias de duração e ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de julho das 08:00 as 17:30 horas no Auditório da Universidade Tiradentes - UNIT, em Estância.

Começou nesta terça-feira, 23, o I Curso de Capacitação dos profissionais dos serviços especializados e da rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher do território Sul sergipano que está sendo realizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as mulheres em parceria com a secretaria de Estado.

O curso terá três dias de duração e ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de julho das 08:00 as 17:30 horas no Auditório da Universidade Tiradentes - UNIT, em Estância.

Ainda cedo as mulheres participaram de um delicioso café da manhâ e em seguida todos ouviram o bom som instrumental tocado pelo sax de Cláudia Lima.

O curso tem como objetivo "maior" a capacitação dos profissionais dos serviços especializados e da rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher do território Sul Sergipano.

Preocupado com o bem estar feminino o Prefeito Carlos Magno através da Coordenadoria Municipal de Policitas para as mulheres, os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social tem tido grandes avanços nos serviços sociais e de proteção. A cada passo as mulheres estancianas estão conquistando seus objetivos e fazendo valer os seus direitos.

A Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM), criada por Lei Municipal N° 1377 de 22 de junho de 2009, com implementação de ações informativas, execução de atividades de políticas públicas para mulheres e enfrentamento a violência.

A secretaria especial de políticas para as mulheres de Sergipe foi criada em abril de 2011

A abertura do evento teve início com a palavra da Coordenadora Municipal Joseane Dias Soares Viana, que desejou boas vindas e disse a frase "sim, nós podemos", um novo momento se inicia em Sergipe, está primeira capacitação que recebemos do governo federal, do Governo de Sergipe e de sermos o polo, o centro regional de atendimento a mulher na Região Sul do Estado.

Segundo a coordenadora, este é um momento muito bom para o Município, e que a partir deste momento estaremos trabalhando com todos os municípios da região Sul de Sergipe nesta parceria.

Domingos Machado (PT), destacou que a Câmara de Vereadores não tem a participação da mulher como legislativa daquela casa.

O Prefeito Carlos Magno Costa Garcia desejou boas vindas a todos os presentes e disse muito feliz e surpreso pela quantidade de mulheres que está prestigiando e participando deste grande evento. Carlos Magno aproveitou o momento para destacar que como médico tem vivenciado inúmeras mulheres que sofreram agressões de seus companheiros e comentou sobre a importância da mulher na sociedade.

O Prefeito disse não tolerar as agressões contra a mulher e disse que as punições para os agressores devem ser mais rígidas.

Aqui vamos construir uma história, e está nascendo aqui neste encontro, o modo de como vamos trabalhar para combater mais essas agressões, que infelizmente não temos boas recordações.

O Prefeito também se lembrou da Presidente da República, Dilma Rousseff que vem fazendo um grande trabalho no País, uma mulher que está incomodando muita gente no Brasil.

Na administração do desenvolvimento, sete mulheres ocupam o cargo de secretárias e estas não tem me dado trabalho algum. Reconheço que o papel que a mulher vem exercendo em suas atividades está colaborando para um Município melhor para todos. Completou Magno.

O professor, poeta, coreógrafo e bailarino "Wilton Santos", personagem marcante no curso arrancou aplausos da plateia e comentou sobre a lei Maria da Penha, sendo o personagem principal do evento.

Ao som da Cantora" Ivete Sangalo" foi possível acompanhar o clamor do ator e que contou uma breve história sobre a sua mãe que foi vítima da violência doméstica. O ator apenas passou a mensagem sobre a história que aterrorizou o país entre 1998 e 2008. Segundo os dados de pesquisa Mapa de violência do instituto Sangari/2011. Somente entre 1998 e 2008, período de dez anos - cerca de 40.000 mulheres  foram mortas dentro de casa.

A atriz, Lidiane Nobre, apresentou o espetáculo "Olhos de Fogo" e reforçou através de uma belíssima peça teatral a história de uma mãe que acabou quase louca com tantos problemas domésticos.

Ao final da apresentação a atriz comentou sobre o evento e pediu a todos que reforcem a campanha em prol da violência contra a mulher. O texto é de Antonio Carlos Viana e direção de Luiz Carlos Dussantus.

O Cordelista Antonio Batista Neto em suas palavras destacou a frase "Quem bate na mulher machuca a família inteira".

A Secretária Especial de Políticas para as mulheres, "Maria Teles dos Santos", Informou que o Estado está vivendo um momento de muita alegria de ver essa quantidade de mulheres participando desses encontros. "Temos que pensar em desenvolvimento sustentável, econômico, na participação da mulher neste contexto".

A secretária inclusive deu boas notícias para a Cidade de Estância e prefeitos da região Sul de Sergipe presentes, que será a inauguração do CREAM - Centro de Atendimento Regional a Mulher e disse que terá disponível um veículo para dar assistência a mulher na Região Sul de Sergipe qual ocorrerá no dia 25 as 14:00 horas em frente do Hospital Regional Amparo de Maria, Rua Dr. Francisco Camerino, Centro.

No período diurno estão abordados vários temas sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres.

Palestra "Educação para igualdade e cidadania".

Compareceram para prestigiar o evento: O Prefeito de Estância - Carlos Magno Costa Garcia, Prefeito de Indiaroba - José Leal da Costa Bittencourt, Vice-prefeito de Pedrinhas - José Amilton Carvalho de Souza, Vereador de Estância - José Domingos Machado Soares (PT), Prefeito de Umbaúba - José Silveira Guimarães, Secretária Municipal de Educação de Estância - Maria José dos Santos, Secretária Especial de Políticas para as mulheres - Maria Teles dos Santos, Secretária Municipal de Assistência Social e 1ª Dama de Estância - Daisy de Oliveira Garcia, Secretário de Comunicação Social - Magno de Jesus, Secretária Municipal de Saúde - Drª Marta Angélica Lima Oliveira, Secretária Chefe de Gabinete e Coordenadora Municipal de Políticas para as mulheres - Joseane Dias Soares Viana, Cordelista - Antonio Batista Neto, Professora de Teatro e atriz - Lidiane Nobre, Professor, poeta e coreógrafo bailarino - Wilton Santos, Saxofonista - Cláudia Lima, Associação das Catadoras de Mangaba - Alícia Moraes Santana Salvador, Diretor da Guarda Municipal - Gilmário Santos da Cruz, Sr. Adilson de Jesus Silveira - Representante do Prefeito de Itabaianinha - Robson Cardoso Hora, Agente de Desenvolvimento Local e representante do Prefeito de Cristinápolis - Raimundo da Silva leal, Assessor do Prefeito de Tomar do Geru - Augusto Soares Diniz, Coordenadora Municipal de Política para as mulheres de Boquim - Maria Leoziria Oliveira Passos, Coordenadora Municipal de Políticas para as mulheres de Cristinapólis - Luziete dos Santos Araújo, Coordenadora Municipal de políticas para as mulheres de Umbaúba - Adriana Fontes Andrade Silveira, Secretária Municipal da Cultura, Esporte e Lazer de Arauá - Silvana França Ramos Santana, Chefe de Gabinete de Arauá e representante da prefeita Ana Helena Andrade Costa - Clarice Mesquita de Menezes, 1ª Dama e Secretária Municipal de Assistência Social de Santa Luzia - Maria da Conceição Pereira dos Reis, Diretor de Comunicação de Estância - Washington Reis, Secretária Municipal de Assistência Social de Boquim e. Representando o prefeito Jean Carlos do Nascimento Ferreira - Joseilde Barreto, Coordenadora de Enfrentamento contra a mulher da Secretaria de políticas para as Mulheres - Ana Júlia Souto, Delegada da Mulher de Estância - Gisely Teodoro Martins, Secretária Adjunta de Políticas para as mulheres - Maria da Pureza Sobrinha, Presidente da Câmara de Vereadores de Umbaúba - Carlos Alexandre Santos Costa, Vereador de Estância - Artur Oliveira Nascimento, Prefeito de Pedrinhas - José Antonio Silva Alves, Chefe de Cerimonial - Aline Oliveira Barreto Batista, Mestre de Cerimônia - Araújo Maia.

Nesta quarta-feira o curso terá a seguinte programação:

08:00 às 10:00h - Palestra "Direitos Sexuais e reprodutivos e violência contra a mulher".

Palestra - Saúde da mulher na rede de atendimento

10:20 - Coofee Break

10:20 às 11:30h - Grupos de trabalho por área específica dos serviços da Rede;

11:30 às 12:30h - Apresentação dos Grupos

13:30 às 15:00h - Painel - Os serviços na Rede de Atendimento à mulher, vitíma de violência em Sergipe.

15:30 às 16:30h - Grupos de Trabalho por área específica dos serviços da rede.

15:30 às 17:30h - Apresentação dos grupos

17:30h - Cooffe Brack

No último dia do curso a programação segue com as seguintes atividades,

Palestra "Direitos da Mulher".

08:00 às 10:00h - Palestra - O que o Mudou com a lei Maria da Penha

10:00h - Cooffe Brack

10:00 ás 11:00h - Grupos de Trabalho por área específica dos serviços da rede.

11:00 às 12:00h - Apresentação dos grupos

13:30 ás 15:00h - Painel - A Rede de Atendimento à mulher vítima de violência em Sergipe.

15:30 às 16:30h - Grupos de trabalho por área específica dos serviços da Rede.

15:30 ás 17:30h - Apresentação dos grupos e das agendas de compromissos

17:30h - Cooffe Break

- See more at: http://www.estancia.se.gov.br/portal/noticias_ler.wsp?tmp.chave=0nf0ud6ja5omltgtduyw#sthash.7GWesZ9m.